Tranças enraizadas ou Cornrows

As tranças enraizadas são uma das formas mais populares de se manter o cabelo crespo. Essas tranças são genuinamente africanas. Seus significados entre os povos africanos variam conforme o formato e direção das tranças. Também variam de região para região da África.

Durante a época da escravidão, elas foram proibidas, assim como outros cortes e penteados mais elaborados, que fazem parte da cultura africana. As tranças perderam a força. Porém, em 1963, a atriz Cicely Tyson (Que foi esposa de Miles Davis) apareceu usando tranças enraizadas no seriado East Side/West Side e essas tranças (Chamadas Cornrows, nos EUA) se popularizaram.

A atriz Cicely Tyson

Nas décadas de 1960 e 1970, durante o auge de movimentos pretos militantes, as tranças enraizadas eram usadas como forma de valorização dos pretos como são naturalmente (Assim como o penteado Afro), resgate dos valores da cultura africanos e rejeição aos alisamentos e outras formas de embranquecer a população preta.

A partir da década de 1990, as tranças enraizadas voltaram força total e permanecem firmes e fortes (Literalmente! Quem já usou sabe) na cabeça dos pretos. A variedade de formas como elas podem ser usadas é imensa.

Na foto, o rapper Ludacris (Esquerda) e o jogador de basquete Allen Iverson (Direita):

13 comentários sobre “Tranças enraizadas ou Cornrows

  1. Fico imaginando o que sofreu o Allen Iverson pra fazer esse desenho ai. Se doer o qto falam que dói, pqp, uhauhah.

  2. Bom dia amigo !
    Não dói nada. Depende da habilidade da pessoa que faz. E mais, o cabelo crespo é o melhor para utilização das tranças !!
    Abração !

  3. Dói mesmo não. Eu aprendi a fazer em mim sozinha. Uso sempre, cornrowns e twists .

  4. eu tenho tranças e digo te já.
    doer doí só nas primeiras tranças que fazes( na primeira vez), depois nas outras vezes não doí nada!
    eu já tenho tranças desde os 15 anos e tenho agora 16anos.. e eu vou fazer umas iguais ao do allen iverson… vá peace

  5. Pingback: Dee, irmão do Ricky. « Ubora

  6. eu queria saber se alguem sabe se tem algum salao especializado em fazer cornrow aki em bsb!!!
    vlw

  7. ACHEI DEMAIS A MATÉRIA E SEMPRE QUE POSSO ME ATUALIZO COM ESSE LINDOS VISUAIS.
    PARABÉNS A QUEM FEZ, A QUEM USA E A QUEM COLOCOU A MATEIRA EM CIRCULAÇÃO, VALORIZANDO O ESTILO DO JOGADOR.

    ROZI DE SÁ

  8. olha gente eu ja fis tranças assim e sei que doi muito para faser,eu fiquei 6 hora sertinha para faser tudo completa
    “dois muito mesmo” mais vale apena a dor pq depois fica muito legal

  9. eu amo tranças enraizadas além de doer muito é claro no primeiro dia em que minha mãe foi fazer isso no meu cabelo eu chorei,chorei que quem olhava pra mim chorava junto.Fiquei com dorde cabeça mas……….No fim da bagunça toda ficou legal.Uso elas desde os 9 anos e desde os 9 anos eu fico pra morre quando faço trança enraizadas.Teve um dia em que eu comecei no lado esquerdo do cabelo e quando fui fazer do lado direito a dor falou mais alto que minha vontade e não terminei e ficou um lado com trança e o outro não ficou horrivel.

  10. Olá quero muito fazer este estilo do repper Ludacris, sou negro e quanto tempo leva para deixar o cabelo no tamanho para fazer as tranças.
    abraços,
    Alex

  11. Meu cabelo levou uns 4 meses pra crescer o suficiente para trançar. Acho que essa é a média.

Os comentários estão desativados.