Jean-Michel Basquiat

Jean-Michel Basquiat foi um dos mais importantes artistas plásticos de todos os tempos. E o primeiro artista plástico que realmente me chamou a atenção. Seus traços me encantaram logo na primeira vez que vi uma de suas obras. Os desenhos rústicos, rabiscos, referências a boxeadores e jazzistas, tudo, tudo produzido a partir de uma criatividade absurdamente intensa. Poucos artistas, em qualquer categoria da arte, foram tão intensos e criativos quanto Basquiat. No final do ano passado, tive o prazer de ver de perto uma de suas obras (Que pertenceu a Miles Davis). Fascinante.

E como acontece com a maioria dos gênios, sua obra transcende o plano visual e influencia em qualquer sentido. Não é a toa o tanto de citações sobre Jean-Michel Basquiat em músicas e textos. O seu estilo pessoal também chama muito a atenção. Existem dezenas de coleções e editoriais de moda inspirados em suas obras e estilo pessoal, além dos vários tênis com seus desenhos lançados pela Reebok, há alguns anos seguidos. Além disso, ele ainda estrela o “Downtown 81″ (Interpretando a ele mesmo), um filme sobre o underground de NY. Jean-Michel Basquiat é inspiração de sobra, em todos os aspectos.

About these ads

3 comentários sobre “Jean-Michel Basquiat

  1. Lembrei dele no show do Seun Kuti na Virada Cultural, no qual tinha um cara com uma camisa feita com estampa em stencil com o rosto dele. Muito foda.
    Uma vez por mês — ou quando houver tempo livre —, poderia escrever sobre artistas negros. Sugeria Little Richard: excêntrico, rocker e maluco, tocando e fugindo da Ku Klux Klan.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s