Tênis Running

Há uns bons meses atrás me deu a maior vontade de comprar um Nike cano baixo, diferente e de cor bonita. Procurei e não achei. Procurei por New Balance e não achei. Já estava um pouco enjoado de meu velho companheiro – quase morto de tão destruído – Vans Era, o tênis mais coringa que existe (No meu armário, pelo menos). Na verdade, eu até achei alguns, mas os mais bonitos eram feitos de couro, e eu não uso peças feitas desse material. É engraçado como parece que existe um “inconsciente coletivo” em certos assuntos, que acontece em várias partes do mundo. Na mesma época em que surgiu o meu interesse por esse tipo de calçado, começou a pipocar no circuito menswear várias fotos de homens usando tênis running de forma menos óbvia, combinando-os à calças de alfaiataria, blazer, até jeans e camisa. Não que ninguém tivesse feito antes ou já não estivesse fazendo naquele momento, mas é engraçado como parece que as mesmas idéias surgem na mesma época na cabeça de algumas pessoas que realmente encaram isso como parte de seu estilo de vida.

Finalmente consegui achar o tênis que tanto procurei: um Nike Elite. Running e bem setentista, do jeito que eu gosto. Meu objetivo era comprar um Tretorn Nylite verde, mas o Elite acabou passando na frente. É óbvio que andar só de sapato não rola, mas eu já estava há dois anos sem comprar tênis novos, satisfeito com os que eu já tinha. Mas quando bate a vontade, e até a necessidade, não tem jeito. O conforto dos pés dentro de um bom tênis running é incomparável.

Em meados da década de 1970, antes mesmo de se tornar a soberana dos tênis esportivos, a Nike resolveu homenagear alguns artistas da época, dando a eles tênis personalizados, com seus nomes gravados na parte de trás dos calçados. Elton John, Rod Stewart e Bob Marley foram alguns deles. Na foto abaixo, o tênis original usado por Bob Marley, um Nike Elite. Mas, ao invés do óbvio “Bob” no pé esquerdo e “Marley” no direito, resolveram grafar “Rasta Man”. Coisa bonita.

5 respostas em “Tênis Running

  1. Acabou a procura! Agora é um running man. Esse Nike Mayfly Weave nos pés do Josh(?) parecem extremamente confortáveis, mas eu ficaria feliz mesmo com aqueles loafers na primeira foto.

  2. Gosto bastante do teu blog, tanto o texto quanto a imagem… mas sinto falta da fonte das imagens, até para se queremos pesquisar mais a respeito de algum modelo ou referencial estético. Bom, fica a dica. Abs e ótimo trabalho!

    • Obrigado, Bruna. Já tentei me preocupar mais com isso, mas acabou não rolando. A maioria das fotos são “aleatórias”, dos meus arquivos de fotos, muitas de anos. Sendo que a maioria não tem fonte certa, pego de outros blogs, tumblr etc. Mas já que você pediu, pra essa postagem tenho quase todas as fontes:
      1) Na descrição da foto tem o link, é gaws.fr
      2) Park & Bond (Loja)
      3) streetfsn.blogspot.com.br
      4) streetetiquette.com
      5) Sem fonte.

  3. Pingback: Conselhos gerais | Ubora

Deixe um comentário

