Exodus: a turnê de Bob Marley em 1977

De maio a junho de 1977, Bob Marley & The Wailers realizaram a turnê do álbum Exodus, pela Europa. Nessa época, Bob Marley estava morando na Inglaterra, país com grande concentração de jamaicanos. A mudança para a Inglaterra aconteceu logo após a tentativa de assassinato – por motivos políticos, na época de eleições na Jamaica – que Bob e sua esposa Rita sofreram em sua casa. Ambos foram baleados, mas foi Rita quem ficou em estado mais greve. Apesar dos tiros que levou no tórax e braço, dois dias depois Bob Marley estava se apresentando no concerto gratuito “Smile Jamaica”. O mesmo concerto que motivou o atentado contra sua vida.

O álbum Exodus gravado entre 1976 e 1977, e lançado em 1977, teve parte de sua gravação feita no Harry J. Studio, na Jamaica, e outra no estúdio da Island Records, em Londres. Sim, o Harry J. do estúdio é o mesmo líder do Harry J. Allstars, famoso por “The Liquidator”. A música, de 1969, era uma das preferidas dos fãs de vários times de futebol ingleses e costumava rolar antes do início das partidas. Desde então, se tornou uma espécie de música oficial do Chelsea Football Club. Não coincidentemente, o baixo e a bateria desse reggae foram gravados pelos irmãos Aston e Carlton Barrett, dois mestres que tiveram participação importantíssima na formação da sonoridade do reggae. De 1970 a 1981 (Ano da morte de Bob Marley), os dois fizeram parte da banda The Wailers, acompanhando Bob em suas gravações e shows.

Kate Simon, fotógrafa oficial da turnê, capturou vários momentos interessantes dos músicos. Uma das coisas que me chamou bastante a atenção foi ter percebido que a jaqueta varsity usada por Bob numa foto que gosto e tenho há muito tempo, era a mesma usada pelos membros de sua banda nas fotos da turnê. Era a jaqueta oficial da turnê Exodus. Nelas, eram bordados o nome ou apelido dos membros dos Wailers. Nas fotos, os mais visíveis são o bordado das jaquetas do “Bob” e do “Family Man”, apelido de Aston Barrett. Além das jaquetas, também usavam sweatshirts e camisetas do álbum.

Curiosamente, o álbum foi lançado somente no final da turnê, no dia 3 de junho de 1977. Exodus foi o responsável pelo grande sucesso internacional de Bob Marley.

Bob e Kate, a fotógrafa da turnê.

Numa boa qualidade de som e imagem, o vídeo da música “Lively Up Yourself”, apresentada em Londres, num dos últimos dias da turnê:

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s