Yasiin Bey: aposentadoria do velho nome e do velho estilo

Yasiin Bey, que há pouco tempo era conhecido como Mos Def, sempre se destacou dos outros rappers por seu talento e por uma postura diferente. Só de ouvir seus sons você percebe o que separa o “anteriomente conhecido como Mos Def” de vários outros rappers: a música é um só plano. Não é um monte de rimas inteligentes soltas em cima de um beat legal, formando dois planos. Você ouve o todo. Tive a oportunidade de ver o show do álbum “The Ecstatic” e me surpreendi. Acompanhado por seu tradicional microfone vermelho, Yasiin realizou uma ótima performance – rimando, cantando e tocando percussão -, sob as luzes vermelhas dos holofotes. Só luzes vermelhas. Sua postura é diferente.

Há algum tempo, Yasiin Bey tem aparecido com roupas diferentes, que mostram um certo amadurecimento e refinamento estético. Aliás, seu antigo nome artístico foi trocado porque, segundo o próprio, já tinha dado o que tinha que dar. “Hora de expandir e seguir em frente”. O modo de se vestir mudou antes do nome, mas acredito que o propósito tenha sido o mesmo. Seguir em frente, mudar, aperfeiçoar os gostos. Afinal, é legal que um homem de 39 anos – idade de Yasiin – se vista da mesma forma que se vestia quando tinha 20?

Como eu sempre falo: o modo de se vestir é só mais um aspecto do seu estilo de vida. E tem a ver com todos os outros aspectos da sua vida. Aos 39 anos, o sujeito pode viver no mesmo meio que vivia quando tinha 20 anos. Mas se ele continua pensando e a agindo da mesma forma que agia quando tinha 20 anos, deve ter algo errado. Em alguns casos, a pessoa se veste de forma semelhante a que se vestia antes, e continua muito bem. Mas não é o que acontece com a maioria dos rappers mais velhos. Na minha opinião, as roupas típicas da cultura Hip Hop tendem a infantilizar quem já atingiu “certa” idade. Muitos casos chegam ao ridículo. Caras como Kanye West são importantes não só por apresentarem outras alternativas estéticas dentro dessa cultura, mas também pelo gosto mais refinado e amadurecido (Apesar dos constantes vacilos de Kanye). Quando falo em mudança e amadurecimento, não me refiro necessariamente à adoção de um estilo clássico/tradicional, como é o caso de Yasiin, e nem ao abandono da antiga identidade.

Na foto, Yasiin Bey aparece usando os slippers Portofino, resultado da parceria entre a Del Toro e o Street Etiquette.

5 respostas em “Yasiin Bey: aposentadoria do velho nome e do velho estilo

  1. Ótimo texto, bro! O jeito de se vestir reflete nossa identidade, seja ela de classe, étnica/racial, geracional e várias outras. Quem se veste da mesma forma como se vestia há dez ou quinze anos atrás deve ter algum problema. O grande drama é saber mudar com personalidade, algo para poucos, diga-se de passagem. Quanto ao West, apesar de ter gosto refinado para se vestir (dou os “props” para ele nisso!) e ser um ótimo produtor (outros “props” aqui também!), é um rapper ruim (puta flow sem graça!) e moleque maleta mimado com ego megalomaníaco! *rs*

    Nem preciso dizer que adoro seus textos!

    Grande abraço,

    Márcio/Kibe.

  2. muito legal! não conheço o rapper Yasiin Bey, vou procurar seu som. gostei das reflexões sobre idade e amadurecimento. fiz 40 esse ano e senti em mim uma mudança interna muito legal, que se manifestou nas minhas preferências musicais – menos rock, mais jazz. e a mudança foi coroada pela notícia da gravidez de minha namorada. a estética acompanha a vida; nossa expressão da beleza reflete esse amadurecimento. o passar do tempo combina com refinamento estético, são dimensões da nossa identidade. abraço! marcelo de sousa.

  3. Aos 16 anos, eu tinha estilo voltado ao Streetwear, mas agora, o modo de se vestir houve certo amadurecimento voltado para o estilo Skinhead trojan: Harrington, Camisas Polo, Sapatos, Bomber. A idade nos influência nessas transições de estilos (?)
    Hei, Jun. Houve uma mudança e amadurecimento entre o Vidudu e o Ubora ? Ou, apenas mudou a proposta do Blog ?

  4. A mudança é sempre necessária… algumas bandas até deixam de existir durante essa mudanças, porque simplesmente não conseguem (nem quererem) mais atender às expectativas do público da época do auge… 8-)
    Acho que ele fez bem em abandonar o nome antigo tb.. último look tá finíssimo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s