Bone Thugs-n-Harmony – Thuggish Ruggish Bone

O primeiro CD que comprei na vida foi o “Dinamite 15 anos”, em 1995. Era um CD brasileiro, com várias músicas que estouraram nas quebradas de São Paulo e reunia sucessos do rap e do ragga. Se fosse um vinil, acho que eu teria furado de tanto ter ouvido. Minha música preferida do CD inteiro era “1st of tha Month”. Na época da compra eu ainda não sabia ler. Quando aprendi a ler, no ano seguinte, a coisa não mudou muito, já que eu não sabia como se pronunciava o nome da música. E nem o nome do grupo, Bone Thugs-n-Harmony, que era especialmente complicado. Quando eu entrava no Opala azul filmado (Apelidado “Animal”) que pertencia ao pai, esse CD rodava o tempo todo. Era o clima da época, e eu me sentia um malandro. Ainda mais estando dentro de um Opala filmado. Nessa época todo mundo da periferia conhecia o valor simbólico desse carro e pagava um pau.

Krayzie, Flesh, Wish, Bizzy e Layzie escreveram seu nome da história do rap, isso é fato, mas acho que o grupo não é lembrado como deveria. Na década de 1990 os caras estouraram, mas não conseguiram manter o sucesso nas duas décadas seguinte. Talvez por terem mantido o estilo gangsta antigo, que não mais agradava tanto o público. Talvez por terem se mantido gangstas e arrumado confusões com armas, drogas e prisões o tempo todo. Talvez por outros fatores ou talvez pela soma de todos os fatores. Mas o que importante é o seguinte: eles escreveram o nome do grupo na história do rap não só por terem feito sucesso, mas por serem um grupo completamente diferenciado de todos os que vieram antes e de todos os que vieram depois. Os melhores são os mais copiados, mas eles não eram melhores. Eram os diferenciados, ninguém soava igual. É possível ter influência direta de alguns dos melhores, como Tupac, Biggie, Nas ou Rakim. Mas é impossível pra um grupo de rap ter influências diretas do Bone Thugs-n-Harmony, porque tudo o que apareceu nessa linha soou como uma cópia.

O rap é um gênero caracterizado pelo não-canto. Por isso é errado se referir a um rapper como “cantor de rap”. Porque o que caracteriza o rap é a fala ritmada ao invés de canto. No Brasil, logo que o gênero apareceu, a rapaziada chamava o rap de “funk falado”. Mas não basta apenas falar, é necessário fazer isso de uma forma ritmicamente musical. O Bone Thugs-n-Harmony conseguiu encontrar um meio-termo entre o canto e a fala e organizar isso de uma forma belíssima. Uma espécie de Doo-Wop falado. Um pequeno coral de igreja protestante negra, mas na versão gangsta. E, por falar em gangsta, o clipe de “Thuggish Ruggish Bone” tem tudo o que caracteriza o estilo da época: camisas xadrez, bonés snapback, óculos Locs, perdido na polícia, bandanas, regatas brancas. Os cabelos variam entre afros soltos, tranças cornrows, tranças soltas e os penteados que as mulheres mais velhas faziam nos cabelos crespos de nossas irmãs e primas, mas usados por homens. Ah, tem essa também! Bone é o grupo de rap com a maior variação de penteados da história do rap. Ô anos 90 que não voltam nunca mais…

Uma resposta em “Bone Thugs-n-Harmony – Thuggish Ruggish Bone

  1. pra mim, eles são o melhor grupo de rap vivo. ler esse post me trouxe memórias semelhantes. Outro neguinho, em outro carro azul de malandro escutando Bone Thugs n’Harmony. Mas na época minha favorita era Thug Luv, mas quase furei o disco escutando Tha crossroad. Ganhei aos 7 um disco do Flesh-n-bone.”T.H.U.G.S”. O impressionante é que mesmo com mais de 15 anos dos meus 21 escutando, imitando as tranças e tudo o mais,vez ou outra, ainda me surpreendo encontrando um albúm dos caras que eu nunca havia visto.

Deixe uma resposta

