SAMO: new shit

Essa semana recebi em casa um pacote da SAMO, da promoção de lançamento da nova coleção. Além de uma carta bonita, ganhei uma camiseta da marca. Engraçado como são as coisas: sou mais de camisas e, quando uso camisetas, na maior parte das vezes elas são totalmente brancas e ajustadas ao corpo. A que recebi é o oposto: preta, estampada e um número maior do que costumo usar. Mas eu sigo fielmente a máxima “calçado só funciona no pé”, que criei há alguns anos, quando comecei a me preocupar com roupas e tênis. Teoricamente não era pra dar muito certo, mas roupa é uma parada prática. Me surpreendi, pois não é o tipo de camiseta que eu imaginaria comprar. O resultado foi ótimo. Coincidentemente, o tipo/cores da estampa e do tecido são iguais as de uma camiseta que tenho cujo tema é uma obra de Jean-Michel Basquiat feita em homenagem ao músico Charlie Parker. Quem conhece o pintor logo percebe a referência no nome da marca, que se inspira não só em suas obras mas também na figura de Basquiat.

Para mim, essa foi a coleção mais interessante da SAMO, não só pela estética, mas porque as criadoras se mantiveram firmes numa identidade (Algo raro entre as marcas nacionais). E diferente das marcas “afro-convenientes” que fazem coleções inspiradas pelas culturas negras mas não querem vincular seus produtos às pessoas negras, a SAMO tem um negro como modelo oficial. É até difícil dar adjetivos à coleção por que as peças são básicas mas não são clássicas, são diferentes mas não apelam pra modernidade. No geral, o clima é retrô, mas pela essência, não por serem peças características das décadas passadas. É o que chamei de “identidade”, algumas linhas acima. No site da marca você encontra informações e outras peças da nova coleção: usesamo.com.

samo

5 respostas em “SAMO: new shit

  1. Essa está bem melhor. Coleção muito mais madura e o “styling” ficou excelente. O modelo me lembra o Abdul da Nepenthes. A alfaiataria (o blazer) ainda está um pouco estanha, algo no ombro que não combina com o restante da proposta. Vários detalhes interessantes. Gostei de ver que a gola das camisas não estão atrofiadas e do uso de gola quadrada e bolsos assimétricos em alguma delas. O bolso militar da calça marrom também.

  2. Pingback: Nova Loja Online Samo | Só Queria Ter Um /

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s