E essa pretada toda de preto?

O problema de não acompanhar nada do que acontece na música pop dos dias de hoje é que, sempre que aparece algo que chama a minha atenção, eu fico perdidinho. Um tiozinho tentando entender as modas e motivos da juventude. Não é novidade que a música é o que costuma puxar vários componentes do que forma a cultura urbana e, sem acompanhar a música, é bem provável que você também não acompanhe os últimos acontecimentos estéticos da cultura urbana. Eu já tinha reparado no estilo do A$ap Rocky e, inclusive, achado o sujeito bem estiloso. Parte da minha cabeça ignorou e só agora caí na real de que tem uma negrada lá fora vestindo exatamente o que o cara veste. Veja bem, eu não sei quem lançou essa moda, mas o que vi me faz acreditar que tudo se cristalizou na figura do A$ap Rocky. O Kanye West também é outro que sempre vejo nessa picadilha. Eu sei que quem lançou oficialmente o tal “all black everything” foi o Jay-Z. Mas 10 anos antes deles todos, Edi Rock dos Racionais Mc’s lançou a máxima “eu visto preto por dentro e por fora”. Nada a ver com o que está acontecendo mas garanto que se ele fosse norte-americano essa seria uma das frases mais usadas por aí na hora de caracterizar o estilo.

É quase tudo preto. Um pouco de cinza ou branco. Camisetas, moletons ou suéteres bem compridos, sempre mais compridas que as jaquetas usadas. Jaquetas biker, MA-1, parkas, hoodies abertos, bombers. Bandanas paisley usadas como “saia” (Esticadas à frente ou atrás da calça) ou na cabeça mesmo. Calças jeans pretas, ou até leggings, por baixo de shorts largos. Camisetas com estampas coloridas, estampas paisley (Como se fossem as próprias bandanas), letras brancas garrafais. Bonés e toucas. Óculos escuros. Couro, nylon. Calças jeans, quando azuis ou cinzas, geralmente são aquelas milimetricamente surradas. Os calçados são os mesmos retrôs de sempre (Reeboks, Jordans, AF1 etc). Jóias douradas. Vi muitas peças das marcas Pyrex e Been Trill.

Eu ainda tô tentando entender o que tá acontecendo. Shaka e Sam, apesar do estilo diferente e com aspecto mais clássico, também usam muito o preto e parecem olhar pra essa nova moda para recolher algumas inspirações. Mas sabe que tô achando esse estilo bem interessante? Não é muito “realista” e não tem o menor potencial para se tornar um estilo duradouro (Tem prazo de validade e parece ser curto), mas tenho o pressentimento que esse fenômeno vai deixar uma marca forte na história da estética negra. Capaz até que algumas peças/maneira de usar as peças se tornem futuros clássicos. Mas isso só o tempo vai confirmar.

all black 13 all black 14 all black 15 all black 12 all black 4 all black 2 all black 6 all black 7 all black 8 all black 9 all black 10 all black 11

Uma resposta em “E essa pretada toda de preto?

  1. Pingback: Black Collection | MODA.MÚSICA.CULTURA

Deixe uma resposta

